quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

ÁFRICA: HORIZONTES E DESAFIOS NO SÉCULO XXI



O volume que inicia a discussão de Geografia Geral da coleção Geografia Sem Fronteiras é "África: horizontes e desafios no século XXI", de Charles Pennaforte. 

A África, devido a sua dimensão e diversidade, exemplifica bem as consequências das transformações sociais, políticas e tecnológicas que, nas últimas décadas do século XX, alteraram, entre outros aspectos, a configuração dos mapas políticos e mesmo a maneira de se entender o mundo. 

O autor comenta as complexidades que envolvem esse continente, apresentando as regionalizações mais habituais da África, discutindo o processo de colonização enfrentado por ela no século XIX e suas implicações na configuração atual do território. Discute a incoerência que ali ocorre: as enormes riquezas naturais africanas têm sido aproveitadas, nos últimos dois séculos, por grupos não africanos, em sua maioria, de maneira que a população do continente permanece miserável. Pennaforte discute ainda o papel da África no atual contexto mundial como um continente periférico do capitalismo, além de procurar esboçar as perspectivas africanas no mundo globalizado e competitivo de hoje.

fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário